facebooktwitteryoutubegoogleplusinstagram

Brasília na copa
Site do GDF para a Copa do Mundo FIFA 2014™
Estadio Nacional Mané Garrincha
Menu

Estádio Nacional de Brasília
Mané Garrincha

Quinta, 16 Maio 2013 14:00

Flamengo é líder, Vasco, vice

  ComCopa

Na véspera da inauguração do Mané Garricha, Codeplan divulga pesquisa sobre a preferência dos torcedores brasilienses. Times cariocas são os favoritos

 

Foto: Lula Marques
fotos CODEPLAN-5

Pesquisa da Codeplan confirma a preferência do torcedor brasiliense pelo futebol carioca e, especialmente, pelo Flamengo. O Vasco vem em segundo lugar. Entre os times paulistas o São Paulo surpreende com a terceira colocação pouco acima do Corinthians. Em relação aos clubes locais, apenas 9,14% declarou torcer por um dos 14 times. Gama e Brasiliense são os favoritos, aparecendo o Gama em primeiro lugar com 45,91% e Brasiliense com 32,77%.Os dados, no entanto, são preliminares baseados na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD/DF).

Esta é a primeira vez que a Companhia aborda temas culturais e esportivos. Com a pesquisa ainda em campo, os resultados divulgados são referentes a seis das 31 regiões administrativas do Distrito Federal. As primeiras cidades foram Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Brazlândia e Planaltina. Juntas totalizam uma população urbana estimada em 841 mil habitantes, o que corresponde a pouco mais de 30% da população do DF.

De acordo com o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, os dados foram apresentados em razão da promoção de grandes eventos que vão inserir Brasília no cenário internacional e ampliarão ainda mais as potencialidades da cidade.

“A pesquisa revelou que a larga preferência dos brasilienses é por times de fora. A partir dessas informações, o Governo do Distrito Federal trabalha para trazer espetáculos de peso para a capital. Isso fará com que haja maior potencial econômico de utilização do Estádio Mané Garrincha e de outros serviços oferecidos”, destacou o presidente.

Segundo o secretário Extraordinário para a Copa 2014, Cláudio Monteiro, o estádio, além de atrair os amantes do futebol, vai receber pessoas que buscam outras alternativas de lazer.

“A arena multiuso é mais um instrumento de desenvolvimento econômico e, certamente, entraremos no cenário mundial para atrações de diversas naturezas. O objetivo do GDF é gerar emprego, renda, e dar oportunidade ao empresariado e aos jovens do DF”, afirmou Cláudio Monteiro.

Estreitando laços – Na última sexta-feira (10), a diretoria do Flamengo visitou o governador Agnelo Queiroz com o objetivo de transformar Brasília em um novo palco para o time carioca, uma vez que a capital tem o segundo maior número de sócios-torcedores do clube no país.

"Queremos estreitar os laços com a população de Brasília. A ideia é que o Flamengo passe a jogar mais vezes no Mané Garrincha e tenha a capital como uma segunda casa, em retribuição a paixão dos torcedores daqui pelo time", afirmou o presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

O segundo evento-teste do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha antes da abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013 será com jogo entre Flamengo e Santos, dois times que estão entre os 10 favoritos dos torcedores brasilienses. Confira a tabela abaixo:

 

 
CLUBE (% de torcedores no DF)
10 maiores 97,65
Flamengo 52,14
Vasco 12,13
São Paulo 7,59
Corinthians 6,97
Palmeiras 5,12
Botafogo 4,95
Fluminense 4,78
Cruzeiro 1,77
Santos 1,18
Atlético MG 1,02
Acompanhe essas e outras notícias nos perfis da CopaDF

mane1

banner momento da copa
banner fan fest
brasil voluntario
Athos Bulcão - Painel de Azulejos do Mercado das Flores, Brasília, 1989