facebooktwitteryoutubegoogleplusinstagram

Brasília na copa
Site do GDF para a Copa do Mundo FIFA 2014™
Estadio Nacional Mané Garrincha
Menu

Estádio Nacional de Brasília
Mané Garrincha

Sábado, 14 Setembro 2013 21:32

Uma torcida pela vida

  Evelin Campos, ComCopa

Estádio que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014 inaugurou neste sábado (14/09) uma grande mobilização pela doação de sangue em todo o DF

Foto: Andre Borges/ComCopa
AB  campanha doacao de sangue 3


O Estádio Mané Garrincha foi cenário de uma ação em favor da vida. Cerca de dois mil integrantes da Igreja Adventista se reuniram na arena, na tarde deste sábado (14/09), para reforçar a campanha de incentivo à doação de sangue. Após divulgar mensagens de esperança usando mosaicos, na arquibancada inferior, os participantes seguiram para a área externa e formaram uma grande gota vermelha.

“Cada torcedor, um doador” foi o lema da ação, realizada no estádio com o objetivo de estimular o público da arena a doar sangue. Promovida pelo grupo Vida por Vidas, a campanha para encher os estoques do Hemocentro de Brasília começou em março e vai até dezembro. A expectativa é que somente os jovens façam a doação de mais de 1,5 mil bolsas de sangue até o fim do ano.

Para o coordenador do projeto, Flávio Siqueira, marcar o ponto de encontro em um estádio que já atraiu 500 mil torcedores desde sua inauguração, em maio deste ano, aumenta o alcance da mensagem. “Se as torcidas se empenharem pelo bem-estar do próximo, mais vidas serão salvas”, destacou.

Foto: Divulgação
Campanha de doação Divulgação 2


Mais cidadania – A atividade marca o início de uma programação do projeto Capital com Esperança, que realiza, até o dia 22 de setembro, uma série de ações, como restauração de parques, limpeza de passagens subterrâneas e distribuição de livros, rosas e abraços em locais públicos (veja mais detalhes abaixo). Cerca de 20 mil voluntários participarão das mobilizações.

O administrador regional de Brasília, Messias de Souza, que participou do ato no Mané Garrincha, ressaltou a importância do projeto. “Iniciativas como essa, voltadas para a cidadania, impactam positivamente a vida da população. E fazer essa abertura aqui contribui para a promoção do estádio, nosso mais novo e grandioso monumento, para o país e o mundo”, afirmou.

Foto: Andre Borges/ComCopa
AB  campanha doacao de sangue 2

Salvando vidas – Qualquer pessoa com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50kg pode doar sangue. Basta ir a uma unidade do Hemocentro mais próxima, apresentar documento com foto e fazer a avaliação médica. E o esforço vale a pena: cada bolsa de sangue tem capacidade para armazenar cerca de 470ml, que podem salvar até quatro pessoas.

Segundo o gerente do ciclo de coletas de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília, Rodolfo Duarte, hoje o local abastece 100% da rede do Sistema Único de Saúde, além de hospitais federais conveniados e alguns estabelecimentos particulares. “Precisamos de um fluxo diário de 300 doadores por dia para manter essa meta. A demanda por sangue do tipo negativo é a maior”, explica.

A bombeira civil Débora Alves, 30 anos, é doadora há cinco anos. “Nossa missão é salvar vidas e estamos aqui para convidar as pessoas a participarem com a gente”, disse a moradora de Sobradinho. O marido de Débora, Amilton Oliveira, 33 anos, nunca doou. Agora ele pretende aderir ao movimento. “Antes eu tinha medo. Mas vou começar a doar”, garantiu o técnico em Telecomunicações.

Serviço – A Fundação Hemocentro de Brasília funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, e fica na via W1 Norte, SMHN Quadra 03, ao lado da Escola Superior de Ciências da Saúde. Telefone: (61) 3327-4413. Mais informações no site www.fhb.df.gov.br.

Foto: Andre Borges/ComCopa
AB  campanha doacao de sangue 1


Programação - Projeto Capital com Esperança

Domingo (15/09) – Limpeza urbana em locais públicos como Parque da Cidade e passagens subterrâneas e restauração de praças e parques.

Segunda-feira (16/09) – Ações por uma vida sem drogas em vários pontos da cidade.

Terça-feira (17/09) – Distribuição de folhetos e revistas de conscientização contra o abuso sexual e a violência doméstica em semáforos da Avenida Hélio Prates, em Ceilândia, às 7h e às 18h.

Quarta-feira (18/09) –
Incentivo à leitura e valorização da família, com distribuição gratuita de mais de 100 mil livros, 40 mil rosas e abraços na Rodoviária do Plano Piloto e arredores, entre 8h e 12h.

Quinta e sexta-feira (19 e 20/09) – Arrecadação e entrega de alimentos para famílias carentes.

Sábado (21/09) – Ato pela paz e momento de oração pela capital do Brasil na Esplanada dos Ministérios. Expectativa é reunir 20 mil pessoas.

Domingo (22/09) – Ações de promoção à saúde em feira no Parque da Cidade. Serão realizados atendimentos clínicos simples e abertos ao público em geral.

Galeria de Imagens

Acompanhe essas e outras notícias nos perfis da CopaDF

mane1

banner momento da copa
banner fan fest
brasil voluntario
Athos Bulcão - Painel de Azulejos do Mercado das Flores, Brasília, 1989